sábado, 17 de abril de 2010

Documento Autenticado

Dê quê adianta ter um documento autenticado, se ninguém aceita a não ser o documento original? Me diz então para quê existe isso? Serve para quê? Gostaria muito de saber. Se você souber, me diz... pois, até agora, autenticar um documento, pelo visto, só serve para os Cartórios encherem mais os seus cofrinhos.

Não foi a primeira, e não vai ser a última vez em que tive um documento autenticado recusado.

Lá estava eu, na Lojas Americanas, fazendo uma comprinha. Fui ao caixa efetuar o pagamento, quando o rapazinho que me atendia perguntou se eu tinha o cartão da loja. Mediante minha negativa, de pronto me ofereceu o dito cujo, dizendo que bastaria eu ter um doc de identidade, mais o CPF. Sim, tenho. Ok, então vamos lá. E lá fui eu, acompanhada pelo rapazinho, até o lugar onde seria atendida para, naquele momento, ter em mãos o cartão da loja.

Um novo rapaz para me atender, e me pediu meu doc de identidade. Peguei a xerox autenticada que carrego da minha identidade, onde também consta meu CPF. Entreguei ao rapazinho que me devolveu dizendo que o SISTEMA não aceitava xerox, apenas um documento original.

Olhei para ele entre intrigada e indignada, e falei:

— Se você vai apenas digitar as informações do documento, como pode o "sistema" distinguir se as informações são de um doc "original" ou de uma "xerox"? Não entendi...

Aí ele me falou que precisaria encaminhar uma xerox do documento para o registro. Ok... masssss... e daí? Ele vai tirar uma xerox da xerox o quê, a meu ver, não vai fazer diferença alguma, pois é só para uma questão de cadastro... e, de mais a mais, eu ofereci à ele a minha xerox AUTENTICADA, o que quer dizer que a xerox está DE ACORDO COM O DOCUMENTO ORIGINAL. Não... ele não quis.. disse que só aceitaria o documento se fosse o ORIGINAL. Argumentei mais uma vez que se a xerox estava AUTENTICADA era porque estava de acordo com o original... por isso aqueles selinhos, etc. NÃO MINHA SENHORA, NÃO SERVE. Ok... então vou embora.

Levantei-me, entre indignada, frustrada e um tanto puta da vida, e fui embora, com a velha pergunta ecoando na minha cabeça: PARA QUÊ, DIABOS, SERVE AUTENTICAR UM DOCUMENTO, SE NINGUÉM ACEITA???


59 comentários:

  1. isso é uma bosta mesmo. Em tudo quanto é canto é assim. Vc gasta uma fortuna em autenticação e não serve pra absolutamente nada, só para o mané de alguma instituição pública ficar rindo de vc, te chamando de babaca em pensamento pq gastou aquela fortuna que vc não tinha só para ele olhar pros documentos e dizer: é isso, pode levar os documentos de volta. Vc volta pra casa com aquela cara de telefone ocupado e se fode mais uma vez na grana que podia ter guardado pra comprar cerveja preta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, dia 07 de Julho 2018, passei por esse problema de cópia autenticada. Pra tirar um cartac de crédito das Casas Bahia, n aceitaram a minha cópia da identidade civil autenticada.

      Excluir
  2. Hahahahaha! Beleza de matéria... boa pergunta!

    ResponderExcluir
  3. maravilha de comentário, isso mesmo cartório mina de dindim,autenticar, reconhecer firma...bla bla bla.....e nosso dinheiro vai embora.Precisamos nos unir pra melhorar isso.Acabar com essa máfia onerosa pra nós pobres mortais.

    ResponderExcluir
  4. Olha ai "frustada e PUTA DA VIDA" o rapazinho falou que bastaria ter um doc de identidade, mais o CPF. Ele não falou uma XEROX AUTENTICADA.
    Portando ele falou corretamente.
    Xerox autentica, não substitue o original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você desconhece a lei que diz que todo documento autenticado tem o mesmo valor do original. Afinal que lei é essa que existe mais não é comprida. Se o caso fosse nos Estados Unidos certamente daria uma boa grana por perda e danos. O mesmo aconteceu com a minha esposa quando foi fazer umas compras na Riachuelo.

      Excluir
    2. Tive de viajar com o CRV do automóvel (xerox autenticada) pois não sabia onde estava o original fui parado por uma autoridade de transito e exibi o CRV xerox autenticada mas tive como surpresa que não tinha valor legal fui multado e tive o carro aprendido isso é correto documento xerox autenticado no Brarsil não tem valor.

      Excluir
    3. Bom, nesse caso entra em vigor a legislação de trânsito. A legislação não permite tráfego portando somente cópia do CRLV, ainda que seja autenticada em cartório. Espero ter ajudado.

      Excluir
    4. NA verdade a legislação permite o uso de xerox autenticada de documentos de veiculo, ja parei em blitz e apresentei a xerox, pois a original fica com meu pai, e como o carro estava regular, segui viagem sem problemas.
      A real é q cada um faz a lei nesse país.

      Excluir
    5. NA verdade a legislação permite o uso de xerox autenticada de documentos de veiculo, ja parei em blitz e apresentei a xerox, pois a original fica com meu pai, e como o carro estava regular, segui viagem sem problemas.
      A real é q cada um faz a lei nesse país.

      Excluir
  5. Cara, isso aconteceu comigo hj !!!
    Não acredito, estou tão indignada...que até vim prá car procurar alguma coisa a respeito, mas agora estou mais inconformada ainda...rs...pode ?!! Quer dizer que seisso é uma pratica das empresas , possivelmente elas estão com razão e nóisssssssssss de bobera!!!

    E vamos continuar não éh...afinal brasileiro e tão bonzinho !!!

    ResponderExcluir
  6. tambem ja fui discriminado por conta disso. Isso é uma vergonha para nosso país. É o "sistema" contra o proprio sistema.

    ResponderExcluir
  7. Hoje levei CPF e RG ao cartório para autenticá-los e quando dei os originais na mão do cidadão que trabalha lá, ele me empurrou de volta os originais, sem ao menos conferir a autenticidade das cópias, que é a obrigação dele a partir do momento que paguei R$ 2,35 por autenticação.

    É por isso que as cópias autenticadas são rejeitadas em muitos lugares, já que autenticar um documento no cartório não significa absolutamente nada além de gastarmos dinheiro em vão, pois em termos de segurança, a autenticação não tem nenhum valor.

    Para constar, o cartório é de Rinaldo Zampiéri, na Rua Bom Pastor 499 em São Paulo, SP. O nome que consta no carimbo é do escrevente Francisco Miguel Sambrana.

    ResponderExcluir
  8. autenticar certidoes ainda vai, mas RG e CPF? Principalmente RG acho meio complicado por causa da foto q geralment de cópia nao fica mt bom. RG é um documento mto importante... é preferível andar com o original do que com uma cópia autenticada. (na minha opinião).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha é xerox colorida, a foto tá até melhor que a original. E ai?

      Excluir
  9. Pois é voces tem razao em tudo que escreveram, porem a lei diz que um documento autenticado vale pelo original e deveria ser aceito como tal em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  10. SE A AUTENTICAÇÃO NÃO É VÁLIDA( O QUE EU NÃO SABIA), PORQUE AINDA EXISTE? DEVERIAMOS SER INFORMADOS PARA NÃO FAZER, POIS NÃO VALE NADA. TALVEZ PARA GUARDAR DA LEMBRANÇA QUANDO ALGUM LADRÃO LEVAR O ORIGINAL.

    ResponderExcluir
  11. Ontem em uma agência bancária do ITAÙ na qual já retirei várias ordens de pagamento com a minha xerox autenticada da identidade que também contém o cpf o tal do gerente operacional (chefe dos caixas de atendimento) se recusou a fazer a tranzação. Falei que a autenticação continha o selo da Corregedoria de Justiça do RJ, ou seja, a Justiça da Justiça, mas não teve jeito ele disse que ali não ia rolar. Poderia ser em outra a agência mas ali não, embora corresse o risco de esperar na fila e acontecer a mesma coisa: ouvir não! Fui na outra agência e logo de cara perguntei ao caixa se aceitavam o documento e disseram que sim e saquei o dinheiro. Reclamei com o SAC do ITAÙ, fui registrar isso na corregedoria falei com 2 setores e disseram que não havia como registrar lá esse tipo de coisa. Ou seja, um gerente de banco diz que o documento que tem o aval da Corregedoria do Estado não vale nada e fica por isso mesmo, DESMORALIZAÇÃO completa par a uma instituição tão importante na sociedade. Tentei fazer uma reclamação no Ministério Público contra a Corregedoria e eles informaram que não aceitavam esse tipo de reclamação. Por fim liguei para o cartório no qual autentiquei meu documento e a mulher me instruiu a bater o pé na hora que isso acontecer para o gerente mostrar a lei que fala algo sobre isso e se for o caso falar com o gerente geral da agência, fazer um escarcel (escÂndalo) ou até chamar a polícia!!! Mas não disse em qual lei o documento se torna válido. Acho que realmente autenticação é mais para encher os cofres dos com vi dizerem em um outro fórum cartórios!!
    Absurdo pagamos por isso não temos lei nos baseando e passamos por esse constrangimento todo!
    Sugestão: só nos unindo para acabar com essa farra de sermos tratados como idiotas!!! Quem sabe fazer uma comunidade no facebook!!
    Contem com o meu apoio teofir@gmail.com
    Abss a todos e vamos sair do comodismo para que nã osejamos mais comandados por lixo humano conforme disse um palestrante durante a Rio + 20!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi desculpa, a lei é o Código de Processo Civil, o art. 365, inciso III, diz que a autenticação equivale ao original. Existem vários julgados de pessoas que se recusam a aceitar o documento autenticado e a justiça vai lá e diz que autenticação torna o documento equivalente ao original. Seria o caso de fazer o que a Sra. do cartório disse e entrar na justiça de pequenas causas por danos morais ou materiais, se houver esse tipo de dano devido a recusa do documento. Enfim, a única solução para a lei ser respeitada é que briguemos pela sua aplicação.

      Excluir
    2. Muito boa sua resposta! Parabéns.

      Excluir
    3. Boa noite Gabriela. Sua resposta é totalmente correta. Acabo de chegar do Shopping Iguatemi e na Loja da Renner, depois de me oferecerem um mentiroso desconto para a minha compra, me disseram que eu tinha que fazer um cadastro na loja. Então, eu entreguei a minha identidade autenticada que, via de regra e segundo à Lei, tem validade como o original. Resultado, se juntaram e um rapaz me falou que era "política" da empresa e que só aceitavam a via original. Em fim, bati boca nos meus direitos, não fizeram o cadastro. E exigi aonde que está escrito essa "política" da empresa. No final a política da empresa é de boca. Para mim é um descaro, falta de respeito e de sem vergonhas fazer isso com as pessoas. Fiz a reclamação e como se recusaram a me mostrar e a me dá as informações por escrito, como assim deve ser, bati uma foto da minha reclamação para levá-la diretamente ao Juizado Especial Cível (que é o que você chamou de "pequenas causas"). Só matizando, que isso é um direito nosso, quem é cidadão, de colocar a demanda, que é gratuita, não se necessita de advogado para valermos do nosso direito. Há mais de 15 anos eu resido na Europa, e um constrangimento e chateação desse tipo nunca me aconteceu. Aqui, parece que tudo é sem lei mesmo. Cada um põe seu preço e na hora de pagar, muitos não te dão o troco correto (é você que sai sempre perdendo), não te dão nota fiscal e não te dão nada mais que comprove que você está pagando aquilo lá. É simplesmente um absurdo! Por isso que, vou sim fazer essa denúncia contra a Renner do Iguatemi de Fortaleza, Ceará.

      Excluir
  12. NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN NÃO LEVE XEROX AUTENTICADA, ELES NÃO ACEITAM !

    Olá claúdia,

    aconteceu essa palhaçada comigo hoje na prova prática do detran,resumindo, não pude fazer a prova por causa de uma burocracia institucional... Uma vergonha, é como se o detran descosiderasse o poder da Justiça...

    Tô Pasmo... °0°

    ResponderExcluir
  13. Esta burocracia, muitas vezes vista como desnecessária é essencial. Imagine se não tivéssemos os serviços Notariais e Registrais, seria uma desorganização sem tamanho, sem contar com a insegurança que os documentos não autenticados ou sem firma reconhecida em cartório, iriam gerar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E O QUE VOCÊ DIZ DE UM PAIS QUE DEMORA 40 DIAS PRA LHE DISPONIBILIZAREM UMA SEGUNDA VIA. AI VOCÊ PODE DIZER QUE TENS OS EXPRESSOS CIDADÃO DA VIDA, QUE ESTREGAM 30 FICHAS POR DIA, PRA VOCÊ PEGAR UMA MALDITA DESSAS FICHAS TEM QUE CHEGAR AS 4 DA MANHÃ, E NÃO ABRE AOS SABADOS (E QUEM TRABALHA COMO EU?). NÃO ENTENDO PORQUE IDENTIDADES NÃO SAI NA HORA COMO CPF E TITULO DE ELEITOR. ISSO SIM É UMA DESORGANIZAÇÃO E UMA BURROCRCIA.

      Excluir
  14. Absurdo mesmo ... eu só ando com autenticada, não confio em andar com original ! Mas tomara q isso mude !

    ResponderExcluir
  15. Eu trabalho em banco, portanto vou explicar pq ocorre toda essa lamentação, e não é só chato pro cliente ou portador do documento autenticado, é chato pra todo tipo de atendente que recusa. Os documentos autenticados servem pra vc arquivar num dossiê, por exemplo, num contrato de locação de imóvel, vão pedir cópias autenticadas para arquivar com toda papelada do contrato MAIS os documentos originais para conferência. Agora, ao se IDENTIFICAR pessoalmente, não vale de nada. Portanto colegas, se quiserem evitar todo tipo de transtorno, usem sempre um documento oficial com foto de identificação ORIGINAL. O que falta é informação pra população mesmo, ninguém está nem aí pra informar pra que serve ou não... o cartório emite e dane-se, vc tem que se virar pra entender essas coisas... Não sou nenhum entendedor profundo do assunto, porque eu mesmo me perguntei mto tempo, porra, pra que autenticar entao? Mas é isso... não adianta lamentarmos, melhor ter um doc original na carteira e não passar nervoso! absss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei citada é o Código de Processo Civil, o art. 365, inciso III. Este código, diferentemente do Código Civil, trata da instrução de um processo ou, como disse o internauta Wagner, em 08/03/2013, trata-se de um tipo de dossiê. Logo, presume-se que o documento autenticado assim servirá para ser utilizado durante a tramitação de um procedimento judicial, cessando ali os seus efeitos. Esse é o meu entendimento. Jorge (joralima@gmail.com).

      Excluir
    2. Caro colega como você mesmo disse está no Código de Processo Civil que tem natureza instrumental processual, apenas. A cópia autenticada principalmente pra concessão de crédito como no caso da autora do post não mostra indícios de fraude como um original, trabalho com documentos de clientes e já peguei rg original falsificado percebendo somente pelo tipo de papel a furação do orgão identificador permitir qualquer cartão, conta e recebimento de pagamento com copia autenticada gera risco operacional e fraude.

      Excluir
    3. Verdade. E só esse povo se informar mais. A Xerox Autenticada serve para muitas coisas.

      Excluir
  16. Não preciso comentar mais nada. Isso deixa qualquer um estressado

    ResponderExcluir
  17. Ja tive, contratos recusados mesmo autenticado isso só serve para roubar cada vez mais a população...

    ResponderExcluir
  18. A lei citada é o Código de Processo Civil, o art. 365, inciso III. Este código, diferentemente od Código Civil, trata da instrução de um processo ou, como disse o internauta Wagner, em 08/03/2013, trata-se de um tipo de dossiê. Logo, presume-se que o documento autenticado assim servirá para ser utilizado durante a tramitação de um procedimento judicial, cessando ali os seus efeitos. Esse é o meu entendimento. Jorge (joralima@gmail.com).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado se está no código de processo cível são obrigados a aceitar.lei é pra ser cumprida e não discutida.

      Excluir
  19. Essa lei está obsoleta, criada em 1973 ela não prevê as falhas que uma cópia autenticada pode trazer... É muito fácil um golpista autenticar uma cópia de seu documento, e depois alterar os dados do RG no computador, retirar o selo de autenticação e colar na cópia alterada.
    Na minha opinião, documento autenticado deveria ser apenas para fins contratuais e ponto.
    Não sei porque raios as pessoas tem essa frescura de ficar andando com cópia, se for assaltado use a carteira de trabalho, CNH ou afins para identificar-se.

    As leis precisam urgentemente de uma atualização, mas enquanto houver dinossauros corruptos no palácio elas continuarão obsoletas e falhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo lei obsoleta não existe.se não foi revogada continua sendo LEI.o que existe são pessoas mal informadas.

      Excluir
  20. Infelizmente nos normativos de alguns bancos e instituições que trabalhei exigem somente o documento de identidade original, não é aceito copia autenticada.
    ( uma gerente me disse uma vez, que é como copia autenticada de cédula de dinheiro). É mais fácil e 100 % garantido usar o RG ou CNH original, se perder, tem que tirar outro outro original, de qualquer forma iria gastar tempo em cartório com autenticação.
    Uma dica é usar apenas a CNH e guardar o RG (para quem tem CNH, já que é valido como identidade e ainda traz o numero do CPF).
    Nosso pais tem um enorme histórico de falsificação de documentos e até de autenticações, portanto, dependendo do valor e importância da operação, o atendente analisa até o papel e perfuração da identidade original.
    Também gostaria que fosse mais fácil, mas todos pagamos com mais burocracia, graças aos falsários, corruptos e por ai vai.

    ResponderExcluir
  21. Documento é documento e cópia do documento é cópia do documento.
    Se o cara pede documento, não é cópia.
    Cadê a dificuldade?
    Demais a mais, não é permitido aceitar documento de identificação na forma de cópia autenticada (talvez outro tipo de documento sim, mas não documento de identidade).
    Só faz essa cagada quem não procura se informar ANTES de fazer tal porcaria.
    Experimenta tirar uma cópia autenticada da sua carteira de motorista e apresenta ao guarda quanto te pararem numa blitze, aí você aproveita e mete a boca no guarda, poque querer pisar na cabeça de um funcionário de loja é muito covardia.
    Quero ver você discutir com o polícial rodoviário federal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto vc é funcionário de loja ou dono, se for dono td bem tem mais que defender o que é seu, agora se for um simples funcionário é muito puxa saco.

      Excluir
    2. E tu um otario que anda com cópia de documento

      Excluir
    3. Se eu estiver com a lei do meu lado eu discuto até com o presidente da República.com serteza se ele estiver errado vai responder por abuso de autoridade.

      Excluir
  22. Pensando na quantidade de cópias que entregamos por aí acho ótimo que cópia não tenha valor, autenticada ou não.

    ResponderExcluir
  23. Raimundo Wagner da Silva8 de setembro de 2014 às 18:20

    Este é um país de muitas leis que não vale nada. Perdí todos os meus documentos procurei saber se podia andar com a xerox autenticada da carteira de motorista, para minha surpresa a resposta foi um não. Absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira. Xerox Autenticada serve para muita coisa, se o Senhor não sabe. No caso eu trabalho no escritório de Registro de Pessoas Juridísticas e levo no Cartório o documento, quando esta pronto o documento e preciso Xerox Autenticada para o CNPJ sair . Só assim que sai o CNPJ da Instituição.Viu que serve para alguma coisa.?

      Excluir
  24. Xerox autenticada serve apenas e simplesmente para tornar os cartorários deste país cada vez mais ricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira. Xerox Autenticada serve para muita coisa, se o Senhor não sabe. No caso eu trabalho no escritório de Registro de Pessoas Juridísticas e levo no Cartório o documento, quando esta pronto o documento e preciso Xerox Autenticada para o CNPJ sair . Só assim que sai o CNPJ da Instituição. Agora que não e novidade esse Pais de merda rouba cada centavo nosso.

      Excluir
  25. Queridaa a Americanas não aceita, o que não quer dizer que nenhuma loja aceita. A C&A aceita normal. Varia de lugar para lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se existe a lei é pra todos.todos são iguais perante a lei . não tem essa de um cumprir e outra descumprir e querer achar que está certo.lei é lei e ponto final.

      Excluir
  26. Todos os dias quando alguém me entrega um documento autenticado ou uma xerox eu tento entender a dificuldade do ser humano de andar com O documento original... Tenho 25 anos e nunca perdi documento, e mesmo que se tivesse perdido continuaria andando com o original afinal segunda via existe exatamente pra isso!

    ResponderExcluir
  27. Cópias autenticadas só servem para alguns tramites processuais, não serve para o dia a dia em que você necessita se identificar, por isso deixem de reclamação e usem seus documentos originais, seus malucos.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. POR ISSO É BOM CONHECER LEIS

    Art. 423. As reproduções dos documentos particulares, fotográficas ou obtidas por outros processos de repetição, valem como certidões sempre que o escrivão ou o chefe de secretaria certificar sua conformidade com o original.

    Art. 424. A cópia de documento particular tem o mesmo valor probante que o original, cabendo ao escrivão, intimadas as partes, proceder à conferência e certificar a conformidade entre a cópia e o original.

    Art. 425. Fazem a mesma prova que os originais:

    I - as certidões textuais de qualquer peça dos autos, do protocolo das audiências ou de outro livro a cargo do escrivão ou do chefe de secretaria, se extraídas por ele ou sob sua vigilância e por ele subscritas;

    II - os traslados e as certidões extraídas por oficial público de instrumentos ou documentos lançados em suas notas;

    III - as reproduções dos documentos públicos, desde que autenticadas por oficial público ou conferidas em cartório com os respectivos originais;

    IV - as cópias reprográficas de peças do próprio processo judicial declaradas autênticas pelo advogado, sob sua responsabilidade pessoal, se não lhes for impugnada a autenticidade;

    V - os extratos digitais de bancos de dados públicos e privados, desde que atestado pelo seu emitente, sob as penas da lei, que as informações conferem com o que consta na origem;

    VI - as reproduções digitalizadas de qualquer documento público ou particular, quando juntadas aos autos pelos órgãos da justiça e seus auxiliares, pelo Ministério Público e seus auxiliares, pela Defensoria Pública e seus auxiliares, pelas procuradorias, pelas repartições públicas em geral e por advogados, ressalvada a alegação motivada e fundamentada de adulteração.

    § 1º Os originais dos documentos digitalizados mencionados no inciso VI deverão ser preservados pelo seu detentor até o final do prazo para propositura de ação rescisória.

    § 2º Tratando-se de cópia digital de título executivo extrajudicial ou de documento relevante à instrução do processo, o juiz poderá determinar seu depósito em cartório ou secretaria.

    ResponderExcluir
  30. Também não aceitaram no Bradesco para fazer uma transferência.

    ResponderExcluir
  31. Fui ao cartório da minha cidade autenticar o CPF, aquele emitido pelos Correios. Chegando lá o funcionário falou que para autenticar deveria realizar uma consulta no site da Receita e depois autenticar. Pelo serviço de consulta a Receita e autenticação do cartório ele cobrou R$ 49,00 Isso mesmo! Isto está correto?

    ResponderExcluir
  32. Olá Claudia!? Sou um escritor, que está fazendo um livro sobre as mazelas do sistema brasileiro. Gostei de seu post, por isso gostaria de publicá-lo em meu livro. Se quiser posso excluir seu nome para preservá-la, ou colocar um nome fictício...
    Posso publicá-lo? Se quiser pode me passar um whatsapp (11) 98932-2928. Aguardo...

    ResponderExcluir
  33. Concordo não aceitarem pois ai ficaria demais pois qualquer
    Um poderia sair comprando com cópias de documentos

    ResponderExcluir
  34. Slot machine games - JtmHub
    The following table shows a complete list 아산 출장샵 of slot 군포 출장샵 machine games from the best developers and software providers for the slot machines. Play games online 수원 출장안마 for real money at 제주도 출장안마 JTM 나주 출장마사지 Hub.

    ResponderExcluir